SÃO PAULO - Valor médio dos presentes ficou em R$ 65 este ano...
Leonardo Moreira
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SÃO PAULO - Balanço divulgado nesta quarta-feira (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) aponta que o varejo registrou crescimento de 6% nas vendas do Natal este ano, em relação ao mesmo período de 2011.
O destaque ficou para o setor de perfumaria e cosméticos, que obteve expansão de 14% nas vendas nominais. O ramo de óculos, bijuterias e acessórios também registrou ganhos e fechou o período natalino também com 14% de elevação nas vendas nominais.
O setor de vestuário cresceu 5% em relação ao ano passado, enquanto o calçadista expandiu 8%. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com a oferta de produtos com mais tecnologia, apresentou crescimento de 6%. No setor de brinquedos as vendas cresceram 7%, enquanto no de joias e relógios o volume foi de 13%.
O valor médio gasto pelos brasileiros nos presentes de Natal também foi menor. O valor médio das compras caiu 20% ante o ano passado e ficou em cerca de R$ 65 por presente.
No período de janeiro a dezembro deste ano, as vendas em shoppings expandiram 10% em comparação com 2011, o que significa desaceleração no ritmo de crescimento, já que no ano passado a taxa registrada foi de 12%.
Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, “a economia de modo geral teve um momento de retração” em 2012, mas os resultados deste ano se explicam pelo aumento da renda dos consumidores, o crescimento nos índices de emprego formal, a redução da taxa básica de juros (Selic) e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, além da diminuição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamentos.
Ele também admite que o comércio eletrônico pode estar “roubando” vendas do varejo tradicional. No entanto, afirma que “cada vez mais o varejo é um setor multicanal”, ou seja, engloba estratégias em pontos de venda, comércio online e maior divulgação.
Para 2013, a projeção da Alshop é que as vendas no setor varejista cresçam 12%. “Estamos bastante otimistas”, declara o presidente da associação, que aponta ainda que as vendas em janeiro e fevereiro serão sustentadas pelas liquidações típicas do período. “O primeiro trimestre é, historicamente, o pior período do ano para o comércio, por isso o fim do ano é aproveitado para desovar o estoque”, comenta.
Leonardo Moreira
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SÃO PAULO - Balanço divulgado nesta quarta-feira (26) pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) aponta que o varejo registrou crescimento de 6% nas vendas do Natal este ano, em relação ao mesmo período de 2011.
O destaque ficou para o setor de perfumaria e cosméticos, que obteve expansão de 14% nas vendas nominais. O ramo de óculos, bijuterias e acessórios também registrou ganhos e fechou o período natalino também com 14% de elevação nas vendas nominais.
O setor de vestuário cresceu 5% em relação ao ano passado, enquanto o calçadista expandiu 8%. Eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com a oferta de produtos com mais tecnologia, apresentou crescimento de 6%. No setor de brinquedos as vendas cresceram 7%, enquanto no de joias e relógios o volume foi de 13%.
O valor médio gasto pelos brasileiros nos presentes de Natal também foi menor. O valor médio das compras caiu 20% ante o ano passado e ficou em cerca de R$ 65 por presente.
No período de janeiro a dezembro deste ano, as vendas em shoppings expandiram 10% em comparação com 2011, o que significa desaceleração no ritmo de crescimento, já que no ano passado a taxa registrada foi de 12%.
Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, “a economia de modo geral teve um momento de retração” em 2012, mas os resultados deste ano se explicam pelo aumento da renda dos consumidores, o crescimento nos índices de emprego formal, a redução da taxa básica de juros (Selic) e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca, além da diminuição do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamentos.
Ele também admite que o comércio eletrônico pode estar “roubando” vendas do varejo tradicional. No entanto, afirma que “cada vez mais o varejo é um setor multicanal”, ou seja, engloba estratégias em pontos de venda, comércio online e maior divulgação.
Para 2013, a projeção da Alshop é que as vendas no setor varejista cresçam 12%. “Estamos bastante otimistas”, declara o presidente da associação, que aponta ainda que as vendas em janeiro e fevereiro serão sustentadas pelas liquidações típicas do período. “O primeiro trimestre é, historicamente, o pior período do ano para o comércio, por isso o fim do ano é aproveitado para desovar o estoque”, comenta.