[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O mercado dos consoles está a todo vapor e a cada segundo surgem novas informações e rumores, a Sony já fez a sua parte e anunciou o PlayStation 4 com o DualShock 4 que traz "touchpad" e integração com as redes sociais. O console ainda não apareceu mas suas especificações estão dando o que falar, principalmente quanto ao seu hardware que traz como "carro chefe" a tecnologia APU da AMD que já equipa notebooks e desktops, ela integra processador e chip gráfico em um único módulo e é responsável por gerar os incríveis gráficos que vimos durante o PlayStation Meeting utilizando apenas a GPU integrada no processador.


VIDEO: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A APU da AMD produzida para o PlayStation 4 é baseada no Jaguar de 8 núcleos com desempenho de 1.84 teraflops, a GPU que integra o processador é descrita oficialmente pela Sony apenas como "mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon? Graphics" mas informações não oficiais indicam que elas serão baseadas na série HD 8000.

Segundo fontes confiáveis de dentro da AMD, a GPU deve utilizar a tecnologia Graphics Core Next 2.0 (GCN) que seria uma evolução da GCN presente nas placas de vídeo da série HD 7000. A fonte (que preferiu não se identificar) confirmou que uma versão do processador do PS4 também deve chegar ao PCs ainda em 2013 baseado na arquitetura Jaguar. Questionado quanto a detalhes do processador o funcionário afirmou apenas que ele terá "um desempenho como jamais foi visto no segmento", sem apresentar números exatos disse que em comparação com a geração atual de APUs "será surpreendente a evolução" e que o" público não irá se decepcionar".

Conforme constatamos em testes com o A10 5800K (
VIDEO: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
), a atual geração de APUs Trinity da AMD já é capaz de executar jogos exigentes em resoluções medianas com alto nível de detalhes, por isso é incrível imaginar o que a próxima geração pode ser capaz de realizar, uma APU com vídeo "discreto" rodando jogos no mesmo nível do PS4.
VIDEO: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parece que a tática da AMD de dar mais foco aos novos mercados rendeu bons frutos que vão acabar refletindo nos consumidores dos PCs.